O Poder do Hábito

Como os hábitos funcionam…

Eugene Pauly era um paciente idoso que teve problemas cerebrais causados por uma cefalite viral. Por esse motivo, perdeu a capacidade de usar uma parte do seu cérebro, o lobo temporal medial. As outras partes continuaram funcionando normalmente, mas sua memória ficou prejudicada.

Ele se tornou incapaz de lembrar qualquer coisa que tivesse ocorrido após 1960. No entanto, se lembrava de tudo o que aconteceu antes disso. Com efeito, se transformou em um homem incapaz de aprender coisas novas e, em segundos, esquecia o que havia ocorrido no momento anterior.

Sua perda de memória poderia fazer com que ele se perdesse e nunca mais voltasse para casa. Por incrível que pareça, em apenas 15 minutos, seguindo sua rota diária, ele conseguiu retornar para casa. Alguns dias depois, Eugene já era capaz de fazer o percurso sozinho.

Isso fez com que os cientistas o estudassem e descobrissem que os hábitos, são armazenados em uma área do cérebro totalmente diferente do lobo temporal – responsável pela memória.

Isso provou que nós aprendemos e tomamos decisões inconscientes sem a necessidade de nos lembrarmos sobre os fatos que levaram àquela decisão ou aprendizado. Esse é o poder do hábito.

Acionando hábitos
Nosso cérebro é uma máquina poderosa. Ele está constantemente encontrando maneiras para se esforçar menos e automatizar rotinas, apenas para economizar energia. Um hábito funciona em um fluxo de 3 etapas:

Gatilho: algo acontece e seu cérebro entende este gatilho como um chamado para entrar no modo automático e escolher qual rotina usar;
Rotina: É uma ação física, emocional ou mental que é automaticamente acionada pelo gatilho;
Recompensa: Um estímulo positivo ocorre e diz ao seu cérebro que aquela rotina funciona e, dessa forma, é armazenada.

Entender como os hábitos são acionados é importante, pois nos dá controle sobre nós mesmos.