Impacto do Metaverso nos pequenos negócios

Em 2021 o Facebook anunciou uma reestruturação, passou a se chamar Meta e decidiu focar os investimentos para desenvolver tecnologias para o Metaverso. Com o recente anúncio, todos os olhos se voltaram para esse conceito e para as tecnologias em volta dele. Inclusive, outras grandes empresas, como Nike, Disney, Google e Microsoft, também realizaram investimentos na construção do universo virtual.

Segundo a análise realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), o mercado de realidade virtual e realidade aumentada pode chegar a 1,5 trilhão de dólares até 2030. A tendência é que esse tipo de experiência se popularize e se inicie a criação de um universo virtual. Por este motivo, as micro e pequenas empresas precisam entender sobre o assunto e saber de que forma o Metaverso poderá impactar os pequenos negócios.

O que é Metaverso?
Metaverso é uma evolução da nossa internet atual, formada por um conjunto de ambientes virtuais, desenvolvidos por meio de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada e compartilhado por múltiplos usuários. De forma simplificada, é um ambiente onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D.

Diferente da internet de hoje onde apenas navegamos, no Metaverso é possível vivenciar a internet por dentro, interagir com os espaços das mais diversas maneiras, como: construir e personalizar avatares, socializar com outros usuários, ou visitar locais e realizar compras de produtos físicos e virtuais.

Onde surgiu o termo Metaverso?
O termo Metaverso surgiu pela primeira vez no livro de ficção científica “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992. Ele se referia a um universo virtual em 3D no qual pessoas reais poderiam ter vidas completamente diferentes das do mundo real. A experiência mais próxima de Metaverso foi a do ambiente Second Life, criado em 2003, porém, a limitação tecnológica prejudicou a consolidação do projeto.

O impacto do Metaverso para os pequenos negócios!
No Metaverso o mundo virtual e o físico estarão mais integrados e isso poderá trazer transformações para os negócios. Muito além do entretenimento, a nova solução promete trazer oportunidades às empresas, ao proporcionar experiências únicas aos clientes, para conhecerem, experimentarem e consumirem produtos e serviços. Assim, as pequenas, médias ou grandes empresas poderão aproveitar as vantagens desse ambiente virtual tanto para fortalecer a marca, quanto para atrair novos clientes e gerar novos negócios.

O Metaverso também poderá ser muito útil para realização de reuniões e apresentações corporativas em espaços 3D, comercialização de espaços e construções digitais e para construir experiências sensoriais únicas de produtos, eventos e interações sociais.

Como preparar seu negócio para o Metaverso?
O desenvolvimento constante de novas tecnologias para a construção do Metaverso indica um futuro promissor, para o qual as pequenas empresas já podem se planejar.

  1. Produção de conteúdo digital e se familiarizar com produção de conteúdo multimídia em redes sociais, trará vantagem competitiva na integração ao Metaverso.
  2. Dados nas estratégias de negócios para implementar a cultura de analisar dados na sua empresa, pode auxiliar no teste de engajamento de conteúdos e experiências, além de ajudar a validar estratégias.
  3. Jornada de compra e experiência ao cliente. Estes dois conceitos guiarão grande parte das estratégias envolvidas no universo digital.

“Encantamento: O segredo da consolidação da experiência do cliente”.

O Metaverso também trará mais possibilidades aos clientes, como experimentar produtos e serviços em realidade aumentada, visitar lojas virtuais e participar de eventos imersivos através de espaços virtuais.